quarta-feira, 24 de março de 2010

Fórmula Pasticcio-Pasteur



Existem muitos formatos que só têm verniz e não têm invenção
"Marcianos Invadem a Terra", Legião Urbana


Algumas pessoas descobrem suas fórmulas quando muito ocupadas ou cansadas. É assim que pensadores falam besteiras, escritores resumem vida e obra ao pastiche, músicos pop lançam coletâneas ou canções inéditas que soam um lixo, escultores usam formas de gesso e pintores pintam a mesma coisa mudando só a tinta. Vive-se do respaldo do respeito adquirido na época em que ainda se produzia algo relevante. A obra não vale, mas sim a produção por trás. A fórmula se rende ao óbvio e ponto final. Traço pasteurizado.

Revirei o passado, busquei poemas rebuscados e repaginei muito, do jeito que gosto e com o cuidado de pingar e secar palavras. Simplesmente parei de escrever os fatos aqui. Digamos que eu já tinha boas doses de refúgio, então desisti de aparecer. Essa é a diferença entre a narração e a descrição. É difícil explicar os detalhes da imagem em movimento se não houver pausa ou fechar o foco. Como tive pouco tempo pra viver eventos, preferi vivê-las mesmo tendo o batente, passes, quadro negro etc.

No meio disso, resolvi me reinventar. Tive ausências que resultaram em alguns surtos exclusivamente pessoais. A paz atribulada passou a ser atribulação comedida, ira latente, acumulando raiva e rancor. Nunca estive tão furioso com tudo e todos; isso tem sido apaziguado na medida que desperto o acordo com a espiritualidade. Não é uma medida paliativa, um remédio; é a cura que é indissociável da melhora!

E quanto mais me reinvento, mais sinto saudade de como de fato eu sou. Inevitavelmente traço até o ponto de fuga, o meu jeito normal.

Descubro todos os dias o estado líquido do vidro. Até perceber que o recipiente, em dois mil anos, pode também ser o conteúdo se exposto às intempéries e erosão. Tudo isso sem quebrar, apenas deixando existir.

Um comentário:

  1. Sim, foi-se o tempo das grandes invenções e descobertas. Agora só vivemos da reciclagem mal processada.
    Mas se o espírito pode reduzir os arrochos da matéria, isso eu já não sei; só desejo "sorte" a quem tenta esse caminho.

    ResponderExcluir