terça-feira, 1 de setembro de 2009

"Liberdade" ainda que tardia

Finalmente, entreguei o relatório final da minha pesquisa de iniciação científica. Não foi exatamente como imaginei, mas minhas conclusões ao longo da pesquisa seguiram a mesma linha. Teria ficado realmente decepcionado se não tivesse corrido com os textos no final. Ler tudo atropelado deu resultado e me deixou satisfeito.

Pra quem não sabe, eu pesquiso a lata de lixo da literatura. É tudo aquilo que se lê da esquerda pra direita que vende mais que água e não é se quer comentado na faculdade de Letras. Lembra daqueles livros que disputam espaço na prateleira daquele tio que não gosta de ler, ou ficam no cesto junto de revistas velhas de moda? Sim, leio Paulo Coelho, Sidney Sheldon, Stephenie Meyer, André Vianco, J.K. Rowling, Dan Brown e John Grisham. O que eles têm em comum? São todos best-sellers.

A minha ideia é trabalhar com esses livros sob diferentes perspectivas. Não gosto do método acadêmico, então lá vai a "inovação": estudo enciclopédico. Quero malhar o mesmo corpus usando áreas distintas em cada etapa de estudo. Agora foi a iniciação científica (um TCC não obrigatório, às vezes financiado por um órgão de apoio à pesquisa), e o foco foi Semiótica (de escola francesa, da linha de A. J. Greimas). O próximo provavelmente seja o mestrado, mas o foco ainda não decidi. Estou em dúvida se será antropológico ou mercadológico, não sei. Depende se vou encontrar quem queira ser meu orientador.

Ah sim, o Waldir. O cara é excelente professor! Foi meu orientador nesse ano de pesquisa, mas fomos muito negligentes um para com o outro. Temo não ter aproveitado o tempo em que estive sob sua "tutela".

As aulas voltaram normalmente e ainda não pude me dedicar como quero por causa do relatório final. Agora que ele saiu, tudo volta ao seu lugar.

Hoje moro na sala do apartamento do Crusp, onde me adaptei bem. Estou muito feliz, pois amigos meus de Santos estão vindo para S.Paulo trabalhar e morar por aqui. Dois amigos vão se casar nesse domingo - e estarei lá! Ah, claro... acabei de encontrar uma pessoa muito especial que infelizmente vai voltar amanhã para o seu país.

Continuo cavando músicas, fazendo shows, acompanhando as aulas. Lamento alguns problemas bem sérios no lugar onde toco, mas está fora do meu alcance tentar solucioná-los. Está mais pra particípio do que pra gerúndio. Ainda que não aparente, faço o possível.

Daqui a duas semanas a turma de mocidade espírita da qual sou dirigente vai começar. Mas esse assunto fica para outro momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário