sexta-feira, 21 de junho de 2013

Idade das Trevas: crie a sua!

Tacar pedra em policiais é fichinha. Pichar ônibus, saquear lojas, parar o trânsito. Tudo ingênuo. Sei que estou privilegiando uma exceção nesse instante de “manifestações pacíficas”, mas nada é pior do que privilegiar uma maioria, que no caso desses dias são os manifestantes.

Ativistas virtuais se dividem entre o amor, a esperança de um novo país, interesses egoístas, exigências de direito autoral por protestos, rótulos de mídia conservadora, bando de baderneiros, massas de manobra, ilusões apartidárias, esquerda e direita (a gosto) oportunistas, medinho de golpes etc. Enfim, alguma coisa está dentro da ordem.

Para impedir o pior, faça o seu próprio. Algumas dicas:

A tarifa de luz caiu? Talvez não o bastante. Lembrando que é época de festa junina e vendem muitos fogos. Vamos pensar em 5 mil pessoas, coisa pouca perto dos números aí. Se esses 5 mil se dispersassem pelas ruas e soltassem um "12 tiros" em cada transformador? Os carros e técnicos não chegariam nos pontos danificados e não teriam peças suficientes para reposição nos postes.

Tudo no escuro. Toque de recolher. Além das terríveis consequências, a criatividade doentia pode ir mais longe: as luzes acesas por geradores iam estar ali, nas janelas, apontando quais alvos a turba deve atacar num ódio de classes. É só saber qual bairro marcar o encontro do Ato.

Outra dica? Estamos longe do verão, mas é importante pensar no futuro. Janeiro chove muito. Peguem as lixeiras e entupam os bueiros. Claro que isso ia atrapalhar a vida de gente mais simples, mas há um alvo específico no movimento?

Há poucos meses, as operadoras de telefonia celular prometeram melhorias em seus serviços. Sabemos que celular deixou de ser luxo e é uma necessidade. Sem fio e, caso não haja luz, pode ainda ter bateria. E se não houver sinal? As antenas estão por aí; empreguem a força necessária nos portões e arrebentem uma a uma.

A mesma força pode chutar alternadamente os portões da companhia de abastecimento de água. Nunca entrei numa e não sei se há algum sistema de segurança. Mas na hora saberiam o que fazer.

Você, que delira babando, pirando, tocando fogo. Você, suprassumo da civilização. Tem medo de golpe comunista? Rotula qualquer coisa oposta a você de "fascista" e "corrupta"?

Não perca a chance de criar sua própria idade das trevas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário