segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Poesia

A última vez que eu escrevi foi num dia importante. O meu onze de setembro não é de 2001 e sim em 1973. Não é sobre coroas e armas que vou falar aqui dessa vez. Na verdade, coloquei um texto de um poeta que gosto - entre outros com os quais me identifico muito - que acerta muito numas horas. Embora eu me arrisque, e também rabisco uns versos.

Sim, escrevo alguma poesia. A frequência com que as escrevo não é regrada e certinha. Ora sai de uma vez um monte, ora sai pingado. Tem hora que não consigo. Mas discutir o método é coisa íntima demais pra expor aqui. "- Ah, então falar sobre seu pai, a ex-namorada, como se sente e o que pretende usando a internet não é íntimo o bastante?". Não, não é! Pelo menos pra mim. É tudo muito... como diria umas amigas minhas, "barroco": excesso de informação causa falta de informação. Aposto que, se os sites de notícias fossem mais limpos e cheios de imagens piscando, eu ia ler notícia por notícia. E a internet é assim mesmo, bagunçada; não é um número, como o telefone, mas sim um endereço num espacinho no alto da janela, um amontoado de letras com as quais você acessa informações ou não.

Voltando ao assunto - ainda no assunto. Amontoado de palavras, certo? Pois é. Comecei escrevendo em folhas avulsas de fichário, aquelas antigas, de três furos. Depois me rendi ao imediatismo: passei a divulgar pela internet, em meu antigo blog (de março de 2003 até maio de 2005 e deletado!). Depois os poemas começaram a ser criados com algum intuito musical, até eu perceber que experimentalismo tem limite. Os poemas cresceram conforme fui crescendo. Já cheguei a usar métrica e achar que com isso eu estava fazendo a pura poesia do Renascentismo. Já usei muito a segunda pessoa pra me referir ao eu ou ao ele, só pelo preciosismo. Cansei de adjetivar. Adoro paradoxos, justapor contrários. E brinquei com palavras em parônimos, polissemia, anagramas, metonímias. Normalmente, eu caía no erro de comentar os poemas nas postagens desse meu blog. Se hoje fosse fazer algo assim (se), eu faria de frente pra pessoa interessada. Enfim, todo passado soa imaturo a quem vive o presente.

O curioso foi como o estilo muda conforme envelhecemos. Não passou tanto tempo assim, são só oito anos... Mas em arte isso significa muito. Tendo como parâmetro o futebol brasileiro, é só pensar nos oito anos que separam as ""decepções"" de 1998 e 2006 ou nos ""glorificantes"" oito anos entre 1994 e 2002. Nesse ínterim, o que aconteceu no mainstream musical? Renato Russo, Kurt Cobain, Cássia Eller e muitos outros foram embora, e muitas influências boas e ruins apareceram. O Renato foi o meu primeiro inspirador, e música e poesia pra mim sempre se confundiram muito - assim como esses parágrafos se misturam em assuntos. Só lida, a poesia tem um ritmo que parece imitar instrumentos, sendo que na verdade são eles que imitam a fala sólida.

Procurei as Letras justamente porque eu escrevia. Antes eu pensava em Jornalismo, e me desiludi com essa ideia de trabalhar em escala industrial, sendo que na época não acreditava em eficiência nisso. Ainda hoje não acredito, embora eu me venderia se fosse bem pago. Mas eu percebi que meu curso tinha uma demanda muito maior em leituras, coisa que sempre fiz muito devagar. Como vocês perceberam, nada do que gosto eu consigo fazer aos montes, e dessa vez acabei aceitando muito bem. E hoje vejo cada versinho que fazia com outros olhos, e percebo que desenvolvia detalhes muito interessantes mesmo sem qualquer requinte de erudição.

Hoje, aquelas folhas de fichário caberiam num papelzinho de sorteio de amigo secreto. Este aqui foi o último que fiz ainda nessa safra "minimalista". Lá vai.

- -
Herpes

sapinho
beijinho
principezinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário